sábado, 6 de outubro de 2007

Brasileiro ganha o 'Oscar' da música clássica

O pianista mineiro Nelson Freire foi o vencedor da "Gravação do Ano", principal prêmio do Classic FM Gramophone Awards - considerado o Oscar da música clássica. A cerimônia de entrega aconteceu nesta quarta-feira (3), em Londres, sem que o músico pudesse estar presente, já que no momento ele se apresentava em um concerto em Genebra, na Suíça.

A gravação que lhe deu a vitória foi lançada em maio de 2006 pelo selo britânico Decca. Trata-se de um CD duplo com dois concertos para piano e orquestra do compositor alemão Johannes Brahms, em que o pianista é acompanhado pela orquestra Leipzig Gewandhaus, regida pelo italiano Riccardo Chailly.

Ao jornal "O Globo", Freire disse ainda nem ter escutado o CD, ou seja, o resultado de suas gravações. "Se não me mandarem o troféu, eu tento pegá-lo em dezembro, quando tocarei em Londres", declarou.

Na época de lançamento, a revista "Gramophone", considerada uma publicações mais reconhecidas de música erudita, publicou comentários como "é a integral dos concertos para piano de Brahms que todos esperávamos" e "essas performances se firmarão como referências para as próximas gerações".

O mesmo CD também rendeu ao músico a vitória na categoria "Concerto", que tinha como um dos concorrentes o regente carioca John Neschling. A próxima gravação do pianista mineiro será dedicada a Debussy. Freire, que embarcou para o Brasil nesta quinta (4), vai tocar em São Paulo no dia 15 e no Rio de Janeiro no dia 17, um dia antes de completar 63 anos.

Fonte: G1

Nenhum comentário: