sábado, 20 de outubro de 2007

Incentivo fiscal pode salvar última fábrica de vinil do país

Um projeto do Ministério da Cultura pode evitar que a única fábrica de vinil do Brasil - a Poly Som, de Belford Roxo, na Baixada Fluminense - feche as portas. Enfrentando dificuldades financeiras, a empresa pode receber incentivos fiscais da Lei Rouanet para evitar que a produção do LP não desapareça de vez do país.

A empresa, que recentemente fabricou a versão em vinil do álbum "Cê", de Caetano Veloso, funciona de maneira quase artesanal há sete anos, quando foi aberta na esteira da "nostalgia" do LP. A fábrica tem três funcionários que usam equipamentos antigos, adquiridos de gravadoras que migraram definitivamente para o CD.

Altos impostos - De acordo com William de Carvalho, funcionário da fábrica, a empresa tem dificuldades em sobreviver no mercado por conta dos altos impostos de importação (78%) pagos na importação de um dos produtos essenciais na produção do LP: o acetato. Por isso, sua produção vem diminuindo ano a ano.

Para evitar que o projeto vá à falência, o Ministério da Cultura pretende dar incentivos tributários à fábrica. Caso a Poly Som seja incluída na Lei Rouanet, receberá uma redução fiscal que reduzirá em até 50% seus custos de produção.

Fonte: Globo.com

Coldplay é acusado de plágio

A banda Coldplay está sendo acusada de plágio pelo guitarrista holandês Peter Van Wood. O músico, que mora há anos na Itália, afirma que um dos maiores sucessos do grupo inglês, a música “Clocks”, é idêntica a “Caviar and Champagne”, lançada em 1982 pela banda Carosone. Van Wood pede um milhão de euros para a banda de Chris Martin devido ao plágio. “Clocks” foi lançada no álbum “A Rush of Blood to the Head”, em 2002, segundo disco da carreira da banda. Logo se tornou um dos grandes sucessos do Coldplay, vendendo milhões de cópias.

O último disco lançado pelo Coldplay foi “X & Y”, em 2005. Atualmente o grupo se encontra em processo de gravação do novo álbum, e segundo a banda já divulgou, as músicas vão trazer uma “sonoridade baseada no clima latino de Buenos Aires e Barcelona”. Alguns títulos das novas músicas já foram divulgados, como “Lost”, “Cemeteries of London”, “Violent Hill”, “Poppy Fiels”, “Leftrightleftrightleft” e “Rainy Day”. O novo álbum deve ser lançado no início de 2008.

Fonte: Território da Música

Tristania: conheça a nova vocalista da banda

A espera acabou. O Tristania divulgou em seu site oficial, nesta sexta-feira, 19, o nome da nova vocalista do grupo que vai ocupar o posto deixado por Vibeke Stene em fevereiro deste ano. Mariangela ‘Mary’ Demurtas, cantora italiana de 25 anos é a escolhida para comandar os vocais femininos no grupo. Mary começou sua carreira bem jovem e já participou de diversas bandas. Suas influências como cantora são bem variadas: Janis Joplin, Diamanda Galas, Lisa DelBello, Lauryn Hill, Skin, Chris Cornell e Jeff Bucley.

Em nota oficial, o grupo diz que “Mary trouxe toda uma nova dimensão para o material antigo e novo da banda. Ela traz temperamento e agressividade para o palco, com certeza completa Østen (Bergoy – vocalista) muito bem”. Mary se mudou para Stavanger, na Noruega, para poder ensaiar e trabalhar no novo material do grupo. No site oficial da banda é possível ver fotos da nova vocalista e ainda assistir um vídeo com Mary se apresentando aos fãs e ensaiando algumas músicas. Este mesmo vídeo também pode ser encontrado no YouTube.

Fonte: Território da Música

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Trama lança no YouTube novo canal de vídeos para bandas

Videoclipes, programas de TV, making of de bastidores, shows exclusivos, entrevistas, cobertura de festivais independentes, muita música. A estréia dos canais Trama no Youtube, parceria entre as duas empresas, prevê esses conteúdos e já está no ar.

Registros antológicos de artistas como Elis Regina, Cartola, Tom Zé, Jair Rodrigues entre outros mais contemporâneos como Mombojó, Maquinado, Nação Zumbi, Cansei de Ser Sexy estarão disponíveis. Serão mais de 25 horas de acervo Trama até o final do ano com ótima resolução e gratuitamente na web.

A Trama é a primeira brasileira no segmento música a ter um canal no Youtube. Ao todo serão cinco canais:

TramaVirtual – reportagens exclusivas, cobertura dos festivais independentes, performances de bandas ao vivo;

Trama TV – trechos de conteúdo feito a partir de programas de TV, como o clássico Ensaio (programa dirigido por Fernando Faro, na TV Cultura) em que a Trama lançou os antológicos "Ensaio Elis Regina 1973", "Cartola MPB Especial 1974", entre outros títulos;

Trama Live – registros de shows;

Trama Bastidores – making of, imagens de gravação de álbuns, momentos mais "particulares" dos artistas;

Trama Clipes – clipes dos artistas e acervo Trama (Fernanda Porto, Max de Castro, Otto, Ed Motta, entre outros).

Fonte: Rock Brigade

Músicas do Led Zeppelin serão vendidas na web em novembro

A banda britânica Led Zeppelin vai disponibilizar seu catálogo de músicas na internet pela primeira vez, no próximo mês, informou o grupo nesta segunda-feira (15). A banda, uma das últimas a oferecer suas músicas para a venda digital, resolveu se reunir para um show em Londres em 26 de novembro, levando mais de 1 milhão de fãs a tentar comprar os 20 mil ingressos disponíveis.

A partir de 13 de novembro, o Led Zeppelin, que se separou em 1980 após a morte do baterista John Bonham, vai permitir o download de seu acervo em todas as lojas de música online. O grupo, que vendeu 300 milhões de discos com músicas de sucessos como "Stairway to Heaven" e "Communication Breakdown", se junta à revolução digital que varre a indústria musical, enquanto as vendas de CDs continuam a cair. "Estamos satisfeitos que o catálogo completo do Led Zeppelin agora vai ficar disponível digitalmente", disse o guitarrista Jimmy Page.

"O acréscimo da opção digital vai permitir aos fãs obterem suas músicas da maneira que eles preferirem", disse o músico em comunicado. Além de downloads, o Led Zeppelin está fazendo uma parceria com a empresa Verizon Wireless para disponibilizar toques de celular e downloads de músicas. A banda voltou às manchetes em setembro com o anúncio de um único show de reunião em 26 de novembro, como um tributo ao fundador da Atlantic Records, Ahmet Ertegun, que assinou com o Led em 1968.

O grupo também vai lançar "Mothership", uma coleção de dois CDs com canções dos 12 anos de carreira da banda e uma versão remixada do disco "The Song Remains the Same", gravado em uma temporada de três dias no Madison Square Garden em 1973.

Fonte: Globo.com

Disco do U2 faz 20 anos e ganha edição especial



"The Joshua tree", o álbum de maior sucesso do U2, terá uma edição comemorativa no exterior para lembrar os 20 anos do trabalho da banda irlandesa. O título será relançado em 20 de novembro em versões remasterizadas em CD simples, CD duplo, CD duplo com um DVD e vinil duplo. Ainda não há informações sobre o lançamento no Brasil.

Além do conteúdo original sob novo tratamento sonoro, o disco irá conter material raro, como demos, versões alternativas e lados B lançados como acompanhamento dos singles à época. Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. escreverão textos especialmente para a versão comemorativa. O DVD trará um show que os irlandeses fizeram em Paris em 1987, além de um documentário chamado de "Outside it's America".

Entre os grandes sucessos de "The joshua tree" estão "With or without you", "Where the streets have no name" e "I still haven't found what I'm looking for". O trabalho, lançado originalmente em 9 de março de 1987, foi produzido pela dupla Brian Eno e Daniel Lanois e foi o grande responsável por transformar o U2 em megabanda. Vendeu 25 milhões de cópias no mundo inteiro e foi sucedido por uma megaturnê nos Estados Unidos que foi registrada no documentário "Rattle and hum".

Fonte: Globo.com

‘Guitar Heroes’: CD reúne grandes guitarristas da Finlândia

Chega às lojas no próximo dia 07 de novembro o álbum “Guitar Heroes” que reúne 11 dos guitarristas mais respeitados e importantes da atual cena Metal da Finlândia. Dos 11 músicos participantes, pelo menos seis deles são conhecidos por fazerem parte de bandas mundialmente famosas: Timo Tolkki (Stratovarius), Alexi Laiho e Roope Latvala (ambos do Children of Bodom), Emppu Vuorinen (Nightwish), Tuomo Louhio (Impaled Nazarene), Esa Holopainen (Amorphis) e Nino Laurenne (Thunderstone).

O CD traz 11 faixas instrumentais com músicas compostas especialmente para esse lançamento. Uma das canções é uma espécie de ‘batalha de guitarras’, com todos os guitarristas juntos. Além dos guitarristas já citados, também participam do álbum Sakari Hietala (Tarot), Euge Valovirta (Godsplague), Mikko Salovaara (Kiuas) e Mr. Crab (Bleak).

Os outros músicos que acompanham os guitarristas são Lauri Porra (baixo Stratovarius), Kai Hahto ( bateria, Wintersun), Janne Parviainen (bateria, Sinergy) e Mirka Rantanen (bateria, Thunderstone). O projeto tem um site oficial com outras informações. A parte ruim é que esse trabalho só estará disponível nas lojas da Finlândia. Abaixo as músicas do álbum:

01. Nino Laurenne: 12 Donkeys (com todos os guitarristas)
02. Alexi Laiho: Sioux City Sarsaparilla
03. Mr. Crab: Fat Batman
04. Roope Latvala: Soap On The Rope
05. Emppu Vuorinen: Ulterior Motive
06. Euge Valovirta: Hellbilly
07. Esa Holopainen: Sauna Blast
08. Zachary Hietala: Antz
09. Mikko Salovaara: The Mystic Castle Of Dr. Shred
10. Tuomio Louhio: Imolan Musta Viikonloppu
11. Timo Tolkki: If God Will Send Her Angels

Fonte: Território da Música